sábado, 3 de dezembro de 2011

REVOLTAS NOS PAÍSES ÁRABES – CRISE NO ORIENTE MÉDIO (UM BREVE RESUMO)

Por um tempo terei que reduzir minha capacidade de acompanhar os acontecimentos e produzir textos para o blog. Estou empenhado em finalizar no prazo exigido pela editora, as correções e atualizações em meu livro sobre a Guerrilha do Araguaia, que terá sua 2ª edição lançada no começo do próximo ano, quando se completam 40 anos do início desse movimento guerrilheiro, ocorrido aqui no Brasil, no Sul do Pará e Norte do Tocantins.
Resolvi, então, fazer uma seleção dos artigos que escrevi ao longo desse ano, sobre as crises nos países árabes, e também sobre a crise econômica. Em minha opinião, como vocês poderão ler em alguns artigos, uma decorre da outra e, portanto, podem ser vistas a partir da visão de uma crise que já vem se arrastando desde 2008. Ou mesmo de alguns anos antes disso.
Não mudei nada nos textos. Acredito que no geral as análises se mantêm atualizadas com as motivações que geraram essas revoltas. Os interesses das potencias ocidentais são visíveis, em função das diferenças de tratamento entre os países. Pode-se comparar, por exemplo, as ações da OTAN na Líbia, e as diferenças de tratamento em relação ao Iêmen; assim como a pusilanimidade no caso do Egito, onde ocorreu um golpe militar silencioso, sob os auspícios dos países europeus e EUA. Já no tratamento da Síria, diferente de como estão tratando das repressões recentes no Egito, o que se deseja é uma imediata ação militar. Até então bloqueada pelos BRICs, tendo à frente Rússia e China.
É evidente a tentativa de se tomar iniciativas em determinadas situações (na Líbia, pelo petróleo, e na Síria pela posição estratégia e por suas fronteiras com Israel), e em outras se recorre até mesmo à  Arábia Saudita (caso do Iêmen e do Bahrein). Péssimo interlocutor, quando a questão é a democracia, pois se sabe do poder autocrático e ditatorial que emerge da Casa de Saud, há décadas, sucessivamente, acompanhando a transmissão de poder hereditariamente naquele país.
Não se pretende negar o grau de autoritarismo que prevalece há muitos anos nesses países. A luta por democracia e liberdades políticas seguramente são mais do que justas e de uma necessidade de mudança eminente naquela região. Mas, as hipocrisias reinam na mídia e nos pronunciamentos de porta-vozes das autoridades ocidentais, ou até mesmo em seus próprios depoimentos. Há, em verdade, uma ferrenha disputa geopolítica pelo controle de uma das regiões mais estratégicas do mundo. Os discursos em defesa da democracia que embalam esses depoimentos não passam de tergiversações, para justificar ações que garantam elevar ao poder governos que mantenham sintonia com os interesses das potências ocidentais.
Contudo, corre-se o risco de o tiro sair pela culatra. Frase usada para explicar quando uma estratégia fracassa e ocorre uma ação inversa aos objetivos iniciais. No caso do Egito, já se tem os resultados eleitorais que garantem à Irmandade Muçulmana, através do Partido da Liberdade e Justiça ampla maioria entre os eleitos. Na Líbia e na Tunísia, provavelmente o governo seguirá a Sharia, código baseado nas leis islâmicas. No Marrocos, embora fora da rota das revoltas, as eleições também garantiram vitória ao partido islâmico, mesmo sem maioria, sendo que isso ocorre pela primeira vez. Esse será o mesmo caminho da Síria, com a provável queda de Bashar Al-Assad.
Isso significa que, embora alimentando muitas dessas revoltas, as potências ocidentais em breve se depararão com o mesmo tipo de problema que estão enfrentando na relação com o Irã. Ressalte-se que nos últimos anos, a maioria dos governos que foram depostos eram ditaduras que mantinham governos com participação de cristãos (como no caso do Iraque), ou que não seguiam a Sharia (como no caso da Líbia), e da mesma forma pode-se dizer em relação a Síria.
O que se depreende de toda essa crise, e do cerco que se forma em torno do Irã, com o objetivo de isolá-lo, é a eminência de uma guerra de proporções imprevisíveis. Espero que esses textos contribuam para colocar um pouco de verdade em um noticiário profundamente tendencioso. O maniqueísmo e a demonização, até mesmo de antigos aliados ocidentais, escondem interesses mesquinhos e geopolíticos, com a população desses países constituindo-se em meros instrumentos nas mãos sequiosas de poder e riqueza de muitos dos países que se encontram envolvidos e até o pescoço com uma enorme crise econômica.
Não há, portanto, o mínimo sentido se usar a expressão “primavera árabe”, em comparação com o que ocorreu na Europa a partir da década de 1940 (século XIX) e que foi chamada de “primavera dos povos”. O que se viu no século XIX, foi uma série de movimentos revolucionários por vários países europeus e a derrota do poder absolutista, renascido com a Santa Aliança. Depois desses movimentos a burguesia assume definitivamente a condição de classe dominante, e começa a consolidar o sistema capitalista. Não há parâmetros de comparação entre as duas situações, portanto o uso dessa expressão é enganador, e mais um arranjo midiático para confundir a opinião das pessoas.
Eis os links para os artigos.
AS REVOLTAS ÁRABES E CRISE NO ORIENTE MÉDIO

Um comentário:

  1. Sucesso no trabalho de revisão, mas nos deve uma análise contundente sobre a possível guerra no Irã.
    Abraços

    ResponderExcluir