domingo, 5 de junho de 2011

DOIS ANOS DE GRAMÁTICA DO MUNDO

05 DE JUNHO DE 2010: O BLOG GRAMÁTICA DO MUNDO FOI CRIADO PARA SER A "MOSCA NA SOPA"

Em 2010, busquei uma alternativa para reduzir minhas angústias, por uma situação causada pela perda de minha filha. Já no ano (dezembro de 2007) em que a perdemos para a Leucemia , terrível doença que não nos deu chance de lutar por sua sobrevivência, me dediquei a escrever crônicas a seu respeito. Disso resultou um livro que intitulei, “Depois que você partiu”. Serviu para mim como uma espécie de catarse, a tentar expiar elementos indesejáveis traçados pelo destino.

(http://www.gramaticadomundo.com/2010/06/carpe-diem-aproveite-o-dia-confia-o.html)
A experiência me fez pensar na possibilidade de criar um blog onde eu pudesse extravasar esses sentimentos, aliados a outros que sempre fizeram parte do cotidiano de minhas atividades políticas e acadêmicas, envoltas nas leituras das contradições de um mundo extremamente complexo, em que a ação humana torna-o cada vez mais indecifrável. Segue-se aquela velha máxima da esfinge: decifra-me ou te devoro. O ser humano termina sendo a resposta para todas as contradições criadas por ele mesmo.
Resolvi então juntar esses dois extremos. Uma busca pelo conhecimento interior, e até que ponto escrever me ajudaria a superar uma perda inestimável; e uma visão de exterioridade a tudo que me cerca e do qual eu também faço parte. Mas meu olhar seria diferente, embora o que eu digo seja o óbvio. Explico.
Nos últimos anos me tornei extremamente crítico das informações passada pelos meios de comunicação. Em minhas análises, a partir de várias leituras pelo autoconhecimento, ou mesmo pela necessidade de preparação de minhas aulas, verifiquei o elevado grau de manipulação contido nas informações que nos são passadas cotidianamente pelos “proprietários das notícias”. E, mais do que isso, a banalização da opinião nas redes sociais, pela internet, e a repetição sem confirmação de histórias, casos e notícias, muitas delas completamente falsas e repassadas sem uma pesquisa que ateste sua veracidade.
Decidi fazer uma outra leitura, olhar por outro ângulo as informações que são importantes para construirmos nossa visão de mundo, e tentar, ao mesmo tempo, me confrontar com contradições que me afetam direta ou indiretamente. Procurei usar a arma mais convencional do momento: a internet.
Era 05 de junho de 2010, nascia assim GRAMÁTICA DO MUNDO, devidamente acompanhada da expressão em latim, CARPE DIEM. Era o que eu me propunha fazer, entender o presente com o olhar fixo no passado. Não me interessava tanto mirar o futuro, pois ele é uma construção, cada um imagina a sua maneira, e para muitos ele não existirá. O futuro é o dia de amanhã, mas quando ele chega torna-se presente. 
Agradeço aos leitores do GRAMÁTICA DO MUNDO, pelos comentários e permanente visita ao blog, cuja participação tem extrapolado as minhas melhores expectativas. Vou me procurar manter um foco cada vez maior nas abordagens dos problema mundiais, e, internamente ao Brasil nas questões sociais. Meu olhar é o de um historiador, adensado pelas leituras da Geografia Política e da Geopolítica. Por isso, a crise econômica mundial e as revoltas que se espalham por várias partes do mundo receberá deste blog uma tenção especial, e o retorno a isso já é visto na lista dos textos mais lidos.
Sei que ainda sou um pequeno pedregulho no meio do caminho, mas a paciência e obstinação supera qualquer desafio. Além do mais a blogsfera tem crescido rapidamente, e quando as vozes de milhões se juntam as possibilidades de mudanças aumentam. Parafraseando Raul Seixas, pretendo ser "a mosca" a incomodar a mídia tradicional, e estou aqui, como "num quarto a zumbizar" e a perturbar o sono dos que se julgam donos da informação.
Espero que todos continuem acessando o Blog, e contribuindo com suas opiniões críticas a respeito dos temas que estiverem em debate, sempre em um nível civilizado, naturalmente.
Assim praticamos a verdadeira liberdade de expressão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário