quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UM BREVE SILÊNCIO EM GRAMÁTICA DO MUNDO


“Ando devagar, porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais.
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe.
Só levo a certeza de que muito pouco sei.
Ou nada sei.” (Almir Sáter).

Em meados de junho de 2010 dei início ao meu blog Gramática do Mundo, uma espécie de “catarse”, para expirar minhas angústias em um momento depressivo, pela perda da minha filha. De lá para cá se somam 158 postagens, apenas em torno de uma dezena que não é de minha autoria.
Naveguei nas lembranças que algumas datas instigavam mais fortemente as saudades de minha filha. Os dias de sua chegada, 5 de março (1997), os nossos aniversários, o dia das mães, dos pais e da criança, o dia de sua partida, 13 de dezembro (1997), e, os momentos mais tristes, quando a maioria das pessoas procuram mais se alegrarem, as festas de final de ano. Nesses momentos escrever e postar no Gramática do Mundo tornava-se um alívio, parecia que eu transmitia para o mundo os soluços do meu coração. Isso serviu como um alento e se constituiu em uma espécie de terapia.
Eu sempre gostei de escrever e tive um grande incentivo de minha professora de português, Zilda Diniz, no Colégio Sylvio de Melo, em Morrinhos, quando fiz o segundo grau. Mas com o meu blog esse exercício ia além de uma paixão e de uma vontade, tornava-se uma espécie de divã, e minhas crônicas a respeito de minha filha e da dor e saudade que eu sentia com sua ausência, serviram para que em alguns momentos eu sentisse que conversava com ela. E assim pode ser lido em várias crônicas postadas em algumas das datas citadas acima.
Mas era intenção também transferir para o blog um pouco da minha indignação com as desigualdades sociais que me fez militante por três décadas. Até que a perda de minha filha arrefeceu os meus ânimos e me entreguei muito mais à reflexão do que ao embate costumeiro que fez conhecido pela minha presença marcante na luta política e na militância comunista.
Perdi o ímpeto que me fez um aguerrido agitador e liderança estudantil e depois sindical. Como já expressei em várias crônicas, a morte de minha filha me fez perder a perspectiva do futuro. Lutei contra isso. Em parte superei. Mas mantenho a convicção de que perdemos tempo construindo ilusões, esquecendo passado e nos afastando do presente. Daí a expressão “Carpe Diem”, com a qual passei a assinar o blog.
Mas os desafios do presente, queiramos ou não, nos impõe desafios que traçam os rumos por onde seguiremos em direção ao que chamamos de futuro. Ao chegarmos nesse dito ponto, estaremos no presente novamente. Contudo, mais velhos e submetidos a maiores paciências e momentos reflexivos, do que antes.
Assim, a minha atribuição à qual me dedico com prazer, na função de professor universitário, impõe, hoje mais do que antes, a necessidade de permanentemente nos submetermos a graus de qualificação superiores, de pós... pós... pós-graduação. Mantendo o mecanismo que nos obriga sempre a um constante processo de aprendizagem. Isso é, inegavelmente, algo extremamente importante. Não estou a reclamar.
Só que, depois desses arrodeios, esta é a razão pela qual deixarei, por um breve tempo, de produzir textos para o Gramática do Mundo. Depois de tantas idas e vindas, de dificuldades impostas por decisões políticas, ou por tragédias que marcaram minha vida, estou me afastando de minhas atividades para me dedicar à redação de minha tese de doutorado.
A vida da humanidade, e de cada um de nós mesmos em particular, é caracterizada pelo aumento da complexidade que a cerca. O tempo passa e nossa vida se torna mais complexa. Com isso quero dizer que os temas que tenho tratado aqui no blog estarão sendo pautados no cotidiano da vida com mais frequência e maiores dificuldades do que até aqui. Penso que 2013 será um ano muito mais difícil, com a acentuação da crise econômica que afeta o mundo, e, principalmente, com a radicalização de lutas em regiões que possuem grandes importâncias estratégicas, tanto pela posição geográfica, quanto pela riqueza existente em seus subsolos. E isso não será causa, mas consequência do agravamento de uma crise que já coloca em xeque a própria existência da União Europeía.
Contudo procurarei me manter focado na pesquisa que desenvolvo para o doutorado: “A influência da guerrilha na vida dos camponeses do Araguaia – as transformações de uma região de conflitos (1975-2012). E, certamente, será muito difícil conciliar as duas atividades, porque o Blog me deixa sempre envolvido em pesquisar as situações de conflitos e fatos políticos, para definição do que deverei abordar na postagem da semana. Atividade corriqueira que me envolve como professor de geopolítica. Mas que torna-se difícil no momento já que estou de licença desenvolvendo pesquisa. Não que eu não possa fazer isso, mas prefiro ser fiel ao mecanismo que a universidade me possibilita, de me conceder uma licença das minhas atividades com o intuito de garantir que eu possa me manter concentrado naquilo que é mais importante na minha formação, e na qualificação, que é fundamental também para a instituição.
Mas, como estarei vivo, pelo menos pretendo estar, e não vou me esconder em uma caverna, estarei atento aos acontecimentos geopolíticos do mundo e do Brasil. Já pensando nisso criei uma página no facebook, onde copio os links de reportagens interessantes de blogs e sites de notícias, confiáveis, que possam esclarecer melhor as pessoas das confusões que transmitem as mídias convencionais (https://www.facebook.com/gramaticadomundo). Não garanto que estarei a ler todas, mas confiarei na fonte, na origem dos blogs de onde as retiro, e também na atenção dos leitores, que poderão fazer comentários e até mesmo críticas sobre o conteúdo exposto.
No final de 2011, ano que além das saudades permanentes de minha filha, me deparei com constantes problemas de saúde, me afastei também por uns tempos do Blog, e deixei como mensagem uma postagem com o mesmo título acima (http://www.gramaticadomundo.com/2011/12/um-breve-silencio.html). O momento era outro, as circunstancias naturalmente, também, e principalmente o motivo. Mas o retorno foi rápido. Mais rápido do que será aqui. Só não prometo que não terei uma recaída, isso dependerá da gravidade da situação geopolítica, ou da eminência de um fato marcante da política brasileira.
Contudo, a publicização das razões do meu afastamento, me impõe a responsabilidade de cumprir os prazos determinados, pela licença e pelo meu doutorado. Deixo, assim, aos leitores do meu blog, a tarefa também de monitorar nesse “big brother” cotidiano que é as nossas vidas na contemporaneidade, o andamento desse meu compromisso intelectual e profissional. E, espero poder, assim, retornar no segundo semestre à regularidade das postagens do Blog Gramática do Mundo, com a característica marcante de instigar o debate, a provocação intelectual e a permanente crítica ás manipulações das corporações midiáticas e do jornalismo de baixo nível, dos tabloides que se vendem a quem paga melhor.
Nesse ínterim, contudo, estarei encaminhando para uma editora, os textos que considero relevante, principalmente os mais lidos, para publicação de um livro que terá como título principal GRAMÁTICA DO MUNDO. Um projeto que alimento há cerca de um ano, e que, em função da quantidade de textos escritos me possibilita agora concretizá-lo.
Por fim, aos que começaram a ler o blog já no transcurso de inúmeras publicações, quero direcioná-los para a primeira publicação, onde eu explico o sentido e a razão de tê-lo criado:  http://www.gramaticadomundo.com/2010/06/carpe-diem-aproveite-o-dia-confia-o.html. Não modifiquei nada, ele está integralmente tal como foi publicado pela primeira vez. É para mim um texto marcante, pois com ele dei início a um embate que para mim será eterno. Eterno enquanto eu possa durar. Entre a razão – de seguir em frente, tocando a vida – e a emoção – de porquanto eu viver, prosseguir lembrando com dolorosas (pela perda) e alegres (pelo tempo vivido) saudades e declarando meu eterno amor pela minha para sempre pequena Carol.
E escrevo essas palavras finais, em um momento de dor, que em mim, em minha esposa, e seguramente em todos aqueles que já perderam um filho ou filha, reproduz situações angustiantes e doloridas presentes em nossas memórias, em que pais e mães se veem na terrível tarefa de sepultá-los. Refiro-me à tragédia que já vitimou 235 jovens na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Número que deverá se ampliar em função da gravidade de muitos que estão feridos e hospitalizados. De longe, só nos resta a solidariedade no sentimento humanitário e na torcida para que pais e mães consigam encontrar cada um a forma mais adequada de procurar superar essas perdas. Além de nos unirmos nos apelos por justiça para que tais situações não continuem a se repetir.
Se busquei isso nas páginas do blog Gramática do Mundo, minha companheira Celma Grace tem se dedicado com afinco à consolidação do Instituto Ana Carol, e da já consolidada Bordana, Cooperativa de Bordadeiras, projetos que tiveram na nossa pequena Carol a fonte de inspiração. A solidariedade se reproduz, nos alivia e nos dá alento para ir “tocando em frente”, e depois de tudo isso que passamos, me inspiro nos versos de Almir Sáter: “Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha, e ir seguindo em frente”. (http://letras.mus.br/almir-sater/44082/).
Até breve aqui nas páginas do blog Gramática do Mundo. A qualquer instante posso voltar. Me aguardem e prossigam acessando e lendo os textos que porventura ainda não tenham lido.
“Todo mundo ama um dia, todo mundo chora. Um dia a gente chega, no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz.” (Almir Sáter).

2 comentários:

  1. Caro Romualdo,
    Não gostei nem um pouco de ficar tempos sem ler os seus textos, mas sei que vai ser importante prá você. Volte logo. Quanto ao livro já reserve o meu exemplar.
    Um grande abraço do amigo,
    Renato Maurício - Pescador e ex-médico.

    ResponderExcluir
  2. Olá Romualdo.

    Sabemos como é importante a tese de doutorado, e como é necessário a dedicação de tempo e esforço para o sucesso. Torcemos pelo seu sucesso e que em breve, esteja de volta escrevendo no blog e aguçando nossas mentes sobre o que está acontecendo no mundo.

    ResponderExcluir