sexta-feira, 22 de março de 2013

HÁ UM LIMITE PARA TUDO.

"É mais difícil abalar a fé do que o conhecimento, o amor sujeita-se menos às mudanças do que o respeito, o ódio é mais duradouro do que a aversão, e a fé é absolutamente determinada a crer que dois erros justificam um acerto, e ela não deixará os fatos ou a razão bloquearem seu caminho". Frase atribuída a Adolf Hitler(*).
Retorno rapidamente às publicações do Blog Gramática do mundo para me dirigir àqueles que estão compartilhando mensagens fascistas, disfarçadas de discursos cristãos, e considerando "anticristos" os que combatem os racistas, homofóbicos e preconceituosos. Há um movimento nitidamente medieval, atrasado onde pessoas que são submetidas a lavagem cerebral dispõem-se a se colocar numa verdadeira cruzada. Exemplos assim nos apontam para conflitos raivosos e guerras sectárias por todas as partes do mundo.
Não parem na idade média, naveguem no tempo até os primórdios do cristianismo e busquem o sentido que deu origem a um movimento que aglutinou milhões de pessoas e que não tem absolutamente nada a ver com a canalhice dos que manipulam a fé com objetivos escusos, mentem descaradamente, ofendem a dignidade das pessoas pelo fato de buscarem uma opção diferente, se enriquecem com falcatruas e são submetidos a processos de estelionato.
Mensagem postada no twitter
Estão construindo mentiras para se contrapor a fatos, incontestáveis, assumidos por uma mente abjeta e plenamente anti-humanista. Não tenho nenhum problema com a fé das pessoas, as respeito por suas crenças e pela escolha que fazem em suas vidas, desde que isso não represente um comportamento sectário, intolerante e fascista. E jamais postarei qualquer mensagem que ataque as escolhas religiosas das pessoas, embora possa ser crítico, no debate respeitoso, a questões dogmáticas que ferem o bom senso dos tempos atuais. O combate a atuação de um parlamentar que assume uma Comissão de Direitos Humanos, com discurso homofóbico e racista, não significa atacar a fé daqueles que acompanham a mesma igreja. A crítica é a um indivíduo, com representação parlamentar, que assume um posto onde jamais deveria estar, pelos seus pensamentos e ideias, que se contrapõe a tudo que tem sido construído em nosso país na defesa da liberdades individuais e políticas.
Nas redes sociais cada um de nós escolhe ou aceita as amizades, como de resto em nossa vida cotidiana. Cabe-nos também selecionar os que ultrapassam os limites da civilidade, do respeito às diferenças. Mas não podemos impedir que cada um expresse suas ideias em seus perfis. O que nos cabe, já que não é conveniente atacar essas ideias sectárias em perfis alheios, é excluir de nossa lista os que são inconvenientes e só veem certezas nos dogmas que seguem, desrespeitando outros valores que sejam abraçados por quem pensa de forma diferente.
Essa tem sido a razão do meu comportamento ao longo de décadas, sempre me colocando ao lado de injustiças sociais e lutando pela construção de uma sociedade baseada na comum união das pessoas, fundamentada no respeito mútuo e na solidariedade. Dizem que isso é utopia, mas o que foi senão os sonhos que levaram o ser humano a superar obstáculos e atingir um grau cada vez mais evoluído de vida? Muito embora uma grande parcela da humanidade ainda esteja excluída desse processo. Prezo, muito, a amizade, mesmo que com a característica virtual que as redes sociais possibilitam. Mas minha coerência se dará, sempre, na defesa daquelas ideias que escolhi, porque se baseiam na defesa da liberdade e da tolerância.


(*) http://www.frasesfamosas.com.br/comments/adolf-hitler/f4m05455058fr4535.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário