domingo, 23 de outubro de 2011

“MEU TEMPO É HOJE. EU NÃO VIVO NO PASSADO, O PASSADO VIVE EM MIM”

No final do ano de 2010 escrevi um artigo em que analisava toda a minha trajetória política, em 30 anos de militância, e praticamente encerrava minha participação na luta política, pelo menos com o nível de engajamento que eu me dedicara por tanto tempo (http://www.gramaticadomundo.com/2010/10/encruzilhada-os-proximos-anos-do-resto.html).
Capa de jornal de Goiânia
no dia seguinte ao desfile de
7 de setembro de 1981, durante
a maior greve estudantil
das universidades.
Mas não abdiquei em nenhum momento de assumir minha condição de marxista, adquirida nessas três décadas. Da mesma maneira sempre me mantive ideologicamente identificado com o único partido que militei por todos esses anos. Mas concluí, pelas razões expostas no artigo que cito anteriormente, que meu tempo de dedicação partidária já se encerrara. E repito uma frase, que uso no título desta postagem, de Paulinho da Viola, a reforçar isso: “Meu tempo é hoje, eu não vivo no passado, o passado vive em mim”.
Ao mesmo tempo procurei ser mais tolerante com aqueles que divergem de mim, bem como procuro encontrar em outros partidos que têm vieses progressistas outros elementos que complementem minha compreensão acerca da política, no Brasil e no mundo. Procurei me despir dos sectarismos que caracterizaram meu comportamento por muito tempo, e me aproximei de alguns dos antigos adversários, mantendo até mesmo relações de amizades com alguns. Claro, isso só é possível quando há reciprocidade.
Reaproximei-me também daqueles velhos companheiros que haviam se afastado e tomaram outros rumos políticos, e por certo tempo imaginávamos terem traídos seus ideais. Alguns bons amigos, com quem discuto sem problemas mesmo assuntos que divergimos ideologicamente. Sabemos manter a amizade num patamar que não seja estremecido pelas divergências.
Adquiri, assim, uma independência que me permite certas interpretações sem ter que forçosamente me preocupar com um possível centralismo partidário que venha a impor limites nas minhas análises. Como já disse anteriormente, de certa maneira inspirado em Milton Santos, que se tornou para mim uma importante referencia intelectual.
Mas quando não há rupturas ideológicas algumas vinculações antigas tendem a ser mantidas. Assim como também as relações pessoais, pelo fato de termos construídos uma história de embates políticos, de convivermos em momentos de dificuldades políticas, em situações completamente opostas ao que vivenciamos nos dias de hoje. E sabemos, por nós mesmos, que somos partes responsáveis por essas transformações.
Foi por isso que pincei a frase de Paulinho da Viola. Esse passado vive em mim. Não tenho como negá-lo e não o renego, pelo contrário. Foram momentos ricos em minha formação política, em que pude compreender toda a lógica que movimenta a sociedade, as lutas cotidianas em um claro embate de classes sociais, os interesses políticos que motivam até mesmo as guerras. Mas honestidade é um componente de minha vida herdado pelos ensinamentos de meus pais. Assim como o caráter, nós adquirimos isso em nossa família. Mas aperfeiçoamos ao longo de nossas vidas, claro, dependendo de qual meio escolhemos para estabelecer nossas convivências sociais.
Quanto a isso minha militância política só veio reforçar. Mesmo com todas as divergências naturais no embate político, inclusive internamente ao partido que escolhemos, lutamos bravamente ao tempo em que reforçávamos nossos valores, fundados na crença de construir uma sociedade livre dos vícios do capitalismo. Muito embora na prática isso não tenha sido possível onde o socialismo se estabeleceu. O que não significa que não devamos continuar a acreditar que é possível construir uma alternativa que dê conta de superar os erros do sistema capitalista.
Com Renato Rabelo, ex-presidente do
PCdoB, em sessão de autógrafo do
lançamento da segunda edição do livro
da Guerrilha do Araguaia
Tenho a honra de pertencer a um partido que por todo esse tempo demonstrou na prática uma coerência com todo um discurso que vê na política uma condição necessária para transformarmos a sociedade, sempre tendo como objetivo criar condições para reduzir as desigualdades sociais. Não se verá, em nenhum momento de sua trajetória, algo que desabone seus princípios e valores, a ética e a moral que o conduz. É evidente que podem ocorrer casos isolados, quase sempre motivados pela ambição político-eleitoral, mas que não pode ser generalizado e a responsabilidade deve ser individualizada. É difícil conter a ambição humana. Ela só não pode macular todo um coletivo.
Mas a grande política é um jogo bruto. Os que se submetem à rotina estressante de segui-la, claro, podem ser beneficiados por poderem chegar ao poder, mas isso a um custo extremamente elevado. Na medida em que essa disputa constitui-se em um vale-tudo, principalmente quando ideologias radicais se enfrentam, todos os mecanismos para destruir o adversário são utilizados, implacavelmente.
Obviamente essa não é nenhuma novidade, e assim funciona desde a antiguidade. Na literatura marxista, que nos habituamos a ler e compreender, esse jogo é facilmente decifrado quando se sabe quais objetivos estão sendo disputados. Entendemos isso no âmbito da teoria da luta de classes. Mas eu creio que nos tempos atuais, embora seja fundamental continuarmos lendo o velho Marx, e Engels, naturalmente, suas obras não dão conta de nos ajudar a entender a maneira como nas sociedades contemporâneas, muito mais do que em qualquer outra época, os indivíduos são facilmente manipulados e assimilam numa rapidez impressionante os valores que são transmitidos pelos meios de comunicação.
Karl Marx e Michel Foucault
Creio que podemos buscar um pouco desse entendimento em Michel Foucault, que procura analisar o comportamento das sociedades modernas pelos mecanismos de controle, através das várias instituições que compõem a estrutura do Estado. Não são necessariamente instituições do Estado, mas também aquelas que vão surgindo para possibilitar as várias formas de controle, e quase todas elas servindo aos interesses daquela classe que detém a riqueza.
Mas não somente isso, para fugir da simplificação. A ideologia, através desses instrumentos, vai criando opiniões que pelas forças deles se disseminam por toda a sociedade e se constitui majoritariamente, na forma de pensar e agir das pessoas.
As notícias passam a ser produzidas não somente com o intuito de informar as pessoas, mas de criar opiniões e transformar versões em fatos, de acordo com os interesses políticos em disputa. Aqueles que fazem parte da política estão sujeitos a qualquer momento a serem defenestrados, atendendo aos interesses em jogo. E nesse campo não há honra nem verdade, o que importa é a imolação a fim de os objetivos políticos serem alcançados.
Entram nesse mundo de modernidade acelerada as redes sociais. Nelas as notícias se difundem muito mais rapidamente, e pela característica da própria sociedade, de seus mecanismos, elas reproduzem fielmente os objetivos desejados pela ideologia dominante. O julgamento é implacável, num momento em que se generalizam acusações sobre os que participam da política e da estrutura do Estado.
Como no fiel estilo das caças as bruxas, que levou à morte milhares de mulheres inocentes na idade média, ou das neuroses dos regimes totalitários que sempre criaram inimigos e os condenaram por suas idéias, forjando situações que os incriminavam, e no exemplo sempre lembrado do macartismo, que nos EUA abriu uma ferrenha perseguição às pessoas em um anticomunismo que marcou a guerra fria, ou aos chamados dissidentes na antiga URSS, enviados para o frio gélido da Sibéria Assim como aqui no Brasil, com o uso da famigerada Lei de Segurança Nacional.
Em vários desses casos, pouco importa a verdade, ou a necessidade de se apresentar provas concretas. Basta a acusação, mesmo que ela possa ser forjada para atender a interesses escusos, ou mesmo à vingança. Nas redes sociais essas acusações são disseminadas numa ferocidade incrível, e com comportamentos raivosos que partem tanto de pessoas que não possuem nenhuma afinidade com a política, como por aqueles que possuem divergências ideológicas e se aproveitam de forma oportunista das acusações para destruir o adversário.
Tanto em um caso, quanto em outro, o que menos há é a tão propalada ética, aparentemente presente nas indignações. Por vias transversais essas pessoas agem de formas desonestas e antiéticas, embora aparentemente estejam defendendo honestidade e ética, na medida em que podem destruir a honra de uma pessoa, transformando-a em marginal sem que seja apresentada nenhuma comprovação real. O jogo sujo da política emporcalha toda a rede, através de manifestações inquisidoras, de acusadores que não buscam a verdade, mas simplesmente a imolação de quem está prestes a ser queimado na fogueira da inquisição.
Além do mais, sou ferrenho adversário dessa prática de acusar a quem quer que seja indistintamente, e principalmente quando se aproveitam desse tipo de denúncias para atacar quem tem idéias políticas divergentes. A presunção da culpa é típica dos regimes fascistas, que sempre utilizou desses artifícios para condenar seus adversários. Prática já de certo tempo adotada pela grande imprensa em nosso país. Acentuado com a eleição de Lula, este, então, tratado com extremo desprezo e preconceito e até acusado de ser chefe de quadrilha. Felizmente, a maior parte de seus acusadores foi vergonhosamente derrotada nas urnas.
Quanto às redes sociais, embora sejam instrumentos espetaculares que aproximam as pessoas, elas constituem-se também em palcos onde tudo pode ser dito, sem que as consequências sejam medidas. Ataca-se a acusa-se gratuitamente a qualquer desafeto levando a um efeito comum às multidões, difundindo-se uma espécie de linchamento público, acirrado pela grande mídia, sem que as pessoas muitas vezes sequer saibam de alguma prova que incrimine a quem se está acusando. Somente denúncias, quase todas claramente feitas por objetivos políticos. Essa prática foi denunciada no ano passado pela juventude comunista colombiana, quando fraudes e montagens visavam atingir suas principais lideranças.
Repete-se, por meios altamente sofisticados em tecnologia, costumes que eram comuns na antiguidade com os escravos sendo submetidos à multidão sequiosa por sangue, e na idade média, onde enforcamentos e mortes nas fogueiras constituíam-se em divertimentos públicos.
Não nego que a vigilância deve ser permanente sobre o gestor público, e que todas as suspeitas devam ser investigadas. Mas nenhum governo pode ficar refém de acusações que podem ser meros instrumentos vingativos por alguém que está sendo investigado por desvios de recursos (como no caso do indivíduo que acusa o ministro do Esporte). Isso se torna uma armadilha principalmente para quem é honesto e não queira se submeter a chantagens. Mas, é inadmissível que a presunção de inocência, instrumento fundamental em um Estado de Direito seja relegado e desdenhado. Isso pode se constituir em precedente perigoso, deixando em mãos alheias os destinos das pessoas, de forma caótica e aleatória. Isso é um grande passo para o fascismo.
Essa polêmica tem reascendido minha verve político-ideológica acentuando a minha indignação com os rumos pelos quais a cultura na sociedade capitalista tem conduzido as pessoas para comportamentos intolerantes. São vários os fatores que tenho analisado aqui nesse blog. Isso me leva a bater de frente com atitudes que banalizam e menosprezam o outro. Isso, claro, reforça minhas concepções ideológicas, e fortalecem ainda mais minha disposição de seguir em frente na condição de “guerrilheiro cibernético”. Não para atingir ninguém, mas para levantar contradições que muitas vezes passam despercebidas quando não se olham as relações sociais dialeticamente. Portanto, aguardem sempre um texto polêmico, num blog que não silencia para as injustiças. É o que sempre procuro oferecer em Gramática do Mundo. Esse, além de polêmico, é uma espécie de desabafo. Mas não é o único.
Para não perder o hábito, indico para complementar essa discussão três filmes: Culpado por Suspeita; As Bruxas de Salém; Boa Noite e Boa Sorte. Abaixo incluo as fichas de cada filme.


SINOPSES:
1. CULPADO POR SUSPEITA
Anos 50. Umas das mais aterrorizantes épocas da história americana, onde a sociedade, mergulhada no terror, vive seus dias de medo. Na caça de comunistas, o governo americano impõem a lei da denúncia. Uma mera suspeita é suficiente para implicar, em alguém, a culpa. Vivendo nesse meio, está David Merril (Robert De Niro), um famoso diretor de cinema que se nega a denunciar colegas comunistas. Incluído na "lista negra", tem sua promissora carreira interrompida.  Abandonado pelos amigos, passa a contar somente com a ajuda de sua ex-esposa Ruth (Annette Bening). Ao lado dela, enfrentará o Comitê do Governo.
DIREÇÃO: Irwin Winkler

2.  AS BRUXAS DE SALÉM
Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.
COM: Daniel Day-Lewis e Winona Ryder
DIREÇÃO: Nicholas Hytner


3. BOA NOITE E BOA SORTE
Os embates entre o âncora da rede CBS Edward R. Murrow e o polêmico senador Joseph McCarthy ajudaram a derrubar o político. Ele foi responsável pela infame operação de “caça às bruxas”, que acabou acusando, sem provas, vários cidadãos americanos de serem comunistas, nos anos 50.
COM: George Clooney, Robert Downey Jr., Jeff Daniels, Frank Langela
DIREÇÃO: George Clooney
_______________________________________________________________________

* Texto revisto e atualizado em 27 de outubro de 2015

Um comentário:

  1. Venho acompanhando este blog há algum tempo, mas creio que nunca havia deixado um comentário. Agora, ao ler este texto me sinto na obrigação de deixar os mais sinceros elogios. A queda do ministro Orlando Silva me indignou a ponto de me fazer perder o sono na noite passada. É inacreditável como há agentes políticos com a capacidade de utilizar um tática suja como a calúnia para atacar seus adversários. O mais revoltante é a forma como a presunção de culpa reverbera em nossa sociedade. Como militante e dirigente comunista, manifesto minha confiança na inocência e na integridade de Orlando Silva. Como cidadão, manifesto meu desejo de ver a verdade aparecer. Como eterno romântico, manifesto minha esperança de que chegaremos a um novo tempo, no qual a palavra de um bandido não servirá como prova para atacar um homem de bem!

    ResponderExcluir